Cada vez mais o mundo fala sobre impressão em três dimensões. É tanta informação que você pode até se perder com o ritmo acelerado das inovações e se perguntar: afinal, para que serve impressão 3D?

Ainda não dá para imprimir tudo, mas de um simples artigo para o seu lar até uma casa na lua, os limites da impressão 3D são ampliados dia após dia. Neste artigo, apresentamos 6 exemplos distintos para você entender bem o potencial da tecnologia.

Antes, uma breve introdução sobre a tecnologia em si. Saber como funciona facilita o entendimento sobre para que serve a impressão 3D. Você vai perceber que nem mesmo o céu é o limite.

A impressão 3D começa no computador. Há duas formas de fazer o processo: ou um objeto é criado tridimensionalmente ou uma foto de um objeto é modificada eletronicamente para poder ser impressa.

Isso é o que chamamos de modelagem 3D. Com o modelo 3D criado, ele precisa ser inserido no software específico da impressora. Nessa etapa, o usuário definirá as dimensões do que será impresso. Então, os dados da modelagem são compilados, sistematizando-os em camadas, e a impressão fica pronta para iniciar.

Quer conhecer mais sobre a história da impressão 3D? Então clique aqui e leia este artigo.

O diferencial da impressão 3D é a criatividade

Por se tratar de algo iniciado em computador, a partir de software de modelagem 3D, você percebe que tudo pode ser prototipado. A criatividade é, portanto, o grande diferencial da tecnologia.

Isso porque você pode criar algo que ainda não é possível imprimir e, a partir disso, adaptar para uma matéria-prima capaz de viabilizar sua criação, ou então pesquisar recursos que podem ser usados como filamentos capazes de imprimir seu trabalho 3D.

É justamente para estimular a criatividade e a inovação que essa tecnologia é cada vez mais utilizada em escolas e universidades. Entenda como a impressão 3D é utilizada na educação.

E sabe o que é melhor? Você não precisa ser um inventor nato para imprimir produtos 3D. Você pode utilizar modelos prontos criados por outras pessoas, que disponibilizam os arquivos de modelagem gratuitamente na internet, e imprimir utilidades para o seu dia a dia! O mais famoso desses repositórios é o Thingiverse, por exemplo.

Entenda para que serve impressão 3D com estes exemplos

A gama de matéria-prima para impressão 3D é gigantesca. Plástico, concreto, metal, resina, alimentos e, até mesmo, lixo jogado no oceano podem ser utilizados para imprimir.

Mas, como falamos no começo do texto, nem tudo pode ser impresso (ainda). A madeira ainda não pode ser usada como matéria-prima para impressão 3D. Um outro desafio enfrentado pela construção civil é que certos materiais não resistem a baixas temperaturas.

Entretanto, o futuro é promissor. A pandemia de Covid-19, por exemplo, acelerou a inovação a ponto de rapidamente resultar em criações que, literalmente, salvaram vidas. Veja abaixo 6 criações e entenda melhor para que serve a impressão 3D.

Cotonetes para detecção de Covid-19

Assim que a ciência entendeu melhor os riscos do novo coronavírus e por que o contágio da doença é tão acelerado, os governos globais perceberam que detectar a Covid-19, especialmente em pessoas assintomáticas, era fundamental para frear o avanço da pandemia.

Então, a busca por cotonetes para fazer o teste de Covid-19 se acentuou. Com isso, logo os estoques do instrumento acabaram, mas a impressão 3D entrou em cena para fornecer os cotonetes.

A Divisão de Aplicações Clínicas 3D da USF Health, nos Estados Unidos, foi a primeira a iniciar um projeto nesse sentido. O trabalho ocorreu junto com a Northwell Health e a Formlabs. As empresas criaram protótipos e materiais seguros, e logo forneceram uma alternativa impressa em 3D para ajudar a combater a pandemia.

Luminária DIY em 3D

Inspire-se em uma criação caseira, no melhor estilo Do It Yourself (DIY), que fizemos aqui na Cliever. Imprimimos esta luminária para fazer parte do nosso ambiente.

Veja o resultado:

Você pode imprimir em sua casa também! Baixe o arquivo do projeto aqui.

Escove os dentes com estilo

A criança, ou melhor, o Baby Yoda é muito mais do que um personagem fofo. Ele se tornou um verdadeiro fenômeno cultural que chegou na timeline de todo mundo, até mesmo de quem nunca assistiu a nenhum episódio do seriado The Mandalorian.

O Baby Yoda é, literalmente, um spoiler inevitável. Por todo mundo já conhecer as travessuras dessa adorável criaturinha, um dos diversos memes que tomou conta da internet é a cena em que ele vomita depois de se empanturrar.

Como a criatividade das pessoas não tem limites, você pode recriar sua cena toda vez que for… escovar os dentes.

Pode ser um divertimento, ou então um produto para você vender se tiver uma empresa do segmento nerd. Curtiu? Baixe o projeto aqui.

Leve suas criações culinárias a um novo nível

Você provavelmente cresceu ouvindo que não se brinca com comida. Bem, é verdade, os alimentos são preciosos e não podem ser desperdiçados, pois há muitas pessoas famintas no mundo.

Entretanto, a impressão 3D também está permitindo “brincar” com comida de modo a saboreá-la em formatos muito diferentes. Prato cheio para chefs de cozinha!

Crédito: byFlow

Tanta gente faz trabalhos artesanais incríveis no ramo da alimentação. De doces até os pratos mais requintados, a imaginação gourmet pode contar com a impressão 3D para dar vida às criações mais ousadas.

Inspire-se com as receitas da byFlow, empresa criadora de uma impressora 3D que imprime comida.

Impressão 3D no ramo fashion

A barreira de entrada de designers na indústria fashion está cada vez mais baixa. De acessórios a estilos completos, a impressão 3D tornou mais acessível e ágil a execução de projetos de moda.

Conheça o vestido robótico de aranha criado pela holandesa Anouk Wipprecht.

Creepy, não é mesmo?

Casas na Terra e universo afora

Não é novidade que muitas pessoas não têm onde morar. Isso é um problema global. Para piorar a situação, anualmente milhares de pessoas perdem seus lares por causa de desastres naturais.

Como resolver isso rapidamente e com custos reduzidos? A impressão 3D também está ajudando a resolver esses problemas.

E o mais incrível é que a busca por lares seguros e construídos rapidamente não é apenas para morar na Terra. Empresas de tecnologia espacial estão construindo estruturas capazes de aguentar diversas condições de clima e espaço, inclusive para serem alternativas para construir na lua e em Marte.

Conheça todas as inovações neste incrível vídeo da Newsthink: 

Conheça a Cliever

Agora que você se inspirou e já sabe bem para que serve impressão 3D, permita que a gente se apresente.

Fundada em 2012, a Cliever Tecnologia entrou para revolucionar o setor de impressão tridimensional no Brasil. Desde então, atuamos desenvolvendo impressoras 3D com tecnologia 100% brasileira e na produção de insumos para impressão 3D como filamentos PLA, ABS e PETg.

Clique aqui e conheça nossa linha de produtos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *