A manufatura aditiva está na crista da Revolução Industrial 4.0 e assim, precisamos considerar que novos perfis de profissionais vão aparecer e quem já está no mercado deverá se integrar à este movimento. Quanto antes for o contato com esse tipo de tecnologia mais esse processo será natural e benéfico para as indústrias e segmentos onde a impressão 3D está revolucionando processos, além de reduzir tempo e custo. 

.

Aqui, vamos falar sobre algumas funcionalidades importantes da manufatura aditiva e mencionar os benefícios que, explorar essa tecnologia desde a juventude, fará para o futuro do nosso país.

.

TRANSFORMANDO IDÉIAS EM PROJETOS REAIS

A escola é onde nos permitimos experimentar, explorar conhecimentos e descobrir novas possibilidades. O desenvolvimento de ideias é um processo que requer tentativas, erros e acertos até chegar ao produto desejado. Neste processo a impressão 3D é fundamental, dar agilidade ao processo criativo e possibilitar o desenvolvimento de grandes idéias.

Quem nunca foi surpreendido pela imaginação de uma criança, que atire a primeira pedra!

CURSOS STEM 

Você já ouviu falar em STEM? Pois esse termo é muito utilizado pelos norte americanos. 

É uma forma interdisciplinar e aplicada de ensino, e quer dizer Science, Technology, Engineering and Mathematics (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). No contexto educacional, o termo STEM tem a função não só de identificar as quatro áreas, mas também de interligá-las, incentivando a aprendizagem interdisciplinar, com foco na aplicação prática do aprendizado. O diferencial desse modelo de ensino é o ambiente de aprendizado combinado e a possibilidade de mostrar para os alunos como o método científico pode ser aplicado à vida cotidiana.

 

Pois bem, dessa forma, uma grande parte dos educadores brasileiros já estão aplicando características desse método em suas grades curriculares e a impressão 3D é uma excelente alternativa. Capaz de viabilizar o intercâmbio entre as quatro áreas de conhecimento, a impressão 3D conecta e viabiliza os projetos desenvolvidos pelos alunos.

AULAS DINÂMICAS E INTERATIVAS

Os Professores também estão sendo beneficiados com a tecnologia 3D, basta usar um pouquinho de criatividade e serão capazes de proporcionar momentos incríveis, que seus alunos jamais esquecerão.


Podemos citar como alguns exemplos em sala de aula a produção de maquetes, considerando que o isopor já está em desuso por suas propriedades degradantes ao meio ambiente. Também podemos exemplificar elementos para aulas expositivas, como por exemplo: estruturas ósseasanatomias diversas e mais uma série de aplicações teóricas em uma forma prática, simples e divertida. Tornando as aulas mais interessantes, dinâmicas e interativas.

APOIA PROJETOS DE PESQUISA

A impressão 3D também pode servir muito bem como ferramenta para pesquisadores, afinal, quase tudo é possível com a manufatura aditiva. Podemos citar como exemplos objetos de comparação, ferramenta para experimentos, gabarito para resultados, enfim. Basta exercitar a criatividade e o seu mundo será muito mais ferramentado.

 

CONCLUSÃO: A manufatura aditiva é didática, intuitiva e encantadora. 

E além de tudo vêm proporcionando, como protagonista, grandes avanços nas áreas industriais, setores das engenharias e até no campo da saúde.

Pensando na educação das novas gerações, podemos acreditar que as ferramentas mudam, o que não mudará é o despertar curioso e criativo das mentes que irão nos presentear com novas revoluções em um futuro próximo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.